Categorias

Como escolher uma mala de viagem

Antes de sair para uma viagem a primeira coisa é escolher a bagagem certa que você irá levar. Se você vai sair a trabalho, por exemplo, irá precisar de um equipamento bem diferente daquele que você deverá levar em uma viagem de turismo ou uma viagem de aventura. Fazer a escolha certa vai lhe dar mais prazer e trazer menos incômodos na hora de manejar sua bagagem.

Além de escolher o modelo certo para o tipo de viagem, escolha um produto de boa qualidade. Vale a pena investir um pouco mais e ter uma bagagem que dure por muitos anos e aguente o tratamento rigoroso dos aeroportos e estações de trem e ônibus pelo mundo afora. Nada é mais frustrante do que chegar no destino com uma mala avariada ou rasgada. Se a bagagem é de má qualidade a probabilidade de isto acontecer e muito maior.

Viagem de turismo

Malas com rodinhas

São as malas tradicionais, com rodinhas, normalmente oferecidas em três tamanhos, pequeno, médio ou grande (Mais à frente descrevemos como escolher o tamanho apropriado). Muitos modelos tem apenas 2 rodinhas tipo skate, mas hoje a tendência é de malas com quatro rodinhas ou mesmo cinco (Uma no meio da mala), para agüentar mais peso.

As malas com quatro rodinhas ou mais permitem o deslocamento horizontal e o giro de 360 graus. Este recurso torna o manuseio da mala mais fácil e prático. Se a mala estiver muito pesada será mais fácil deslocá-la horizontalmente com todo o peso no chão. Esta operação é mais apropriada sempre que você tiver uma superfície lisa pela frente, como nos aeroportos, por exemplo.

Mala 360 Graus com Rodinhas

As malas podem ser flexíveis, semi-rígidas ou rígidas. As flexíveis normalmente são confeccionadas em tecido Poliéster de alta resistência e tem as laterais estruturadas (Há modelos sem as estruturas laterais). As semi-rígidas também tem as laterais estruturadas, mas as tampas são semi-rígidas, com alguma flexibilidade. Costumam ser confeccionadas com uma combinação de plástico ABS flexível e revestidas com tecido poliéster. As mala rígidas são sempre feitas em plástico ABS rígido ou similar.

As flexíveis e semi-rígidas tem uma enorme vantagem sobre as malas rígidas: Possuem peso próprio menor. Portanto sobrará mais peso líquido para você levar na mala. As malas rígidas são mais resistentes a impactos mas costumam ser mais pesadas. Você deverá decidir o que será mais conveniente, dependendo do tipo de viagem que irá fazer.

Mais recursos para serem avaliados

  • Expansibilidade: Muitas malas são expansíveis: Possuem um zíper que permite aumentar o tamanho da mala horizontalmente quando expandidas (Aprox. 6 cm). É um recurso muito útil quando você planeja trazer mais bagagem do que levou na viagem.
  • Bolsos Internos e Externos: Verifique se a mala possui bolsos internos para guardar miudezas. Podem ser muito úteis na organização de sua mala. Os bolsos externos são úteis para você levar objetos que deseja ter à mão, como livros, documentos, etc. Lembre-se no entanto que nem todas as malas possuem cadeados em bolsos externos.
  • Cadeados: Imprescindível que a mala possua cadeados ou os orifícios para a colocação de cadeados nos zípers. Use somente cadeados de boa qualidade. Muitas malas, especialmente as mais baratas, vem com cadeados muito pequenos, sem segurança alguma. Providencie um modelo de boa qualidade. Muito útil escolher em pares com chaves iguais: Isto facilita a operação de abertura quando você estiver levando mais de uma mala. Se você vai viajar para os Estados Unidos, escolha um cadeado TSA. Estes cadeados possuem um abertura para chave especial que permite que as autoridades americanas abram o cadeado sem danificá-lo e o fechem novamente. São um pouco mais caros, mas vale a pena, pois evita que sua mala fique sem cadeados se forem vistoriadas.

    Cadeado TSA para Malas

  • Quanto mais colorida ou diferente for a mala que você escolher, mais visível e fácil de achar, quando nos aeroportos. Se você prefere uma cor mais conservadora, como preto ou marrom, coloque uma fita colorida nas alças, para identificar suas malas mais facilmente.
  • Etiquetas de identificação: Todas as malas de boa qualidade já vem com a etiqueta de identificação. No entanto, se sua mala não tiver etiqueta é muito importante providenciar, pois isto poderá evitar mais problemas caso seja extraviada.
  • Correias para malas: Nunca acompanham as malas, mas podem ser muito úteis, especialmente se sua mala vai ter que suportar condições adversas durante a viagem. As correias abraçam a mala e ajudam a formar um conjunto compacto, evitando que as tampas se abram durante a viagem. São especialmente úteis quando as malas caem das esteiras de embarque. São muito utilizadas também para malas rígidas, justamente para evitar a abertura da tampa caso sofra algum impacto muito forte.
  • Carrinhos para malas: Estão completamente obsoletos. Não leve este acessório com sua mala se planeja viajar de avião ou ônibus. São difíceis de manejar e sempre se transformam em um volume a mais.

Bolsas de viagem

Bolsa de Viagem com Rodinhas

Em que situações é mais recomendável usar uma bolsa de viagem ao invés de uma mala? Sempre que você for fazer uma viagem mais informal e esportiva. Por exemplo, se vai passar o fim de semana na casa de uma amigo ou fazer uma viagem curta de dois dias as bolsas de viagem são mais práticas e fáceis de levar.

Outro tipo de uso é para viagens esportivas mais longas, especialmente se você precisa levar equipamento de uso pessoal. Neste caso o mais recomendado são as bolsas de viagem com rodinhas. Elas permitem um fácil deslocamento nos aeroportos e tem o formato mais longilíneo, o que permite a melhor acomodação de equipamento. Por exemplo, se você precisa levar botas, máscaras de mergulho, roupas esportivas, etc, opte por uma bolsa deste tipo. Muitas tem compartimento para roupas molhadas ou muito sujas, como por exemplo quando você tiver que fazer trilhas ou qualquer outro esporte.

As bolsas de viagem costumam ser confeccionadas em poliéster, que são tecidos de material sintético e resistente e muitas delas tem a base rígida, o que permite uma melhor estrutura para todo o conjunto da bolsa.

As bolsas com rodinhas podem também ser encontradas com dois compartimentos separados (Dois andares), o que facilita a separação de roupas e acessórios que estejam sujos ou molhados.

Muitas pessoas escolhem as bolsas de viagem em todas as situações em que saem para viajar, por acharem mais esportivas e até mais fáceis de arrumar. Você deve optar sobre o que poderá lhe servir melhor.

Qual o melhor tamanho de mala?

A regra básica é: Escolha uma mala que seja o suficiente para levar tudo o que você vai precisar, mas que seja a menor e mais leve possível.

  • Viagens de curta duração ou final de semana: Para viagens curtas de 2 a 3 dias, opte por uma bolsa de viagem de mão ou uma mala pequena de bordo. Leve o mínimo necessário e evite carregar muita roupa ou acessórios, que quase sempre acrescentam peso e voltam para o armário sem uso. Se sua viagem é de aventura ou mais informal, opte por uma mochila (Mais detalhes adiante).
  • Viagens de uma a duas semanas: Opte por uma mala de bordo ou no máximo uma mala média. As bolsas de viagem com rodinhas também são ótimas opções nestes casos. Jamais leve uma mala grande em uma viagem de duração média: Lembre-se que o melhor é sempre evitar peso desnecessário. Se você planeja trazer presentes pode optar por uma mala expansível (Permite o aumento da largura). Mesmo para as malas de bordo há opções de modelos expansíveis, que crescem até 6 cm para os lados.
  • Viagens longas, de um mês ou mais: Somente neste caso se justifica levar uma mala grande. Mesmo assim, evite a mala grande se puder: É sempre mais complicado manejar um volume grande e pesado. Tenha em conta as distâncias a serem percorridas nos aeroportos e que, quase sempre, você não terá ninguém para lhe ajudar.

Se o viajante for um jovem com pequena estatura, levar uma mala grande é uma opção ainda pior, pelos motivos óbvios.

Viagens de esporte e aventuras

Se você vai fazer uma viagem de aventuras há três opções:

  • Escolher uma boa mochila cargueira. Veja em nosso artigo Como Escolher uma Mochila, que publicamos neste Blog, qual o melhor modelo para os seus objetivos. Lá você vai encontrar as dicas de quando a mochila cargueira é a melhor opção.
  • Escolher uma mochila de viagem que possa ser despachada como bagagem e que se transforme em uma bolsa de viagem convencional. Os detalhes desta opção você também poderá ver no artigo Como Escolher uma Mochila.
  • Levar uma bolsa de viagem, com ou sem rodinhas, conforme foi descrito acima.

Viagens a negócios

As viagens a negócios costumam ser sempre de curta duração. Em alguns casos podem ocorrer viagens longas. Se este for o caso, utilize as dicas para a escolha de uma mala de viagem.

Nas viagens de negócios você muito provavelmente terá dois problemas. Primeiro, como acondicionar o seu notebook com segurança dentro da mala e segundo, como poder ir direto para o trabalho sem ter que passar antes no hotel para deixar sua bagagem. Chegar no escritório de sua empresa com uma mala enorme passa a ser um estorvo.

Maleta Carry On com Rodinhas

A melhor solução para estes casos é adquirir uma maleta executiva carry-on. Estas maletas foram desenhadas para conter um compartimento apropriado para o notebook e um espaço principal onde você poderá levar algumas roupas e a nécessaire para uma estadia de 2 a 3 dias.

Estas maletas também possuem muitos bolsos externos para você guardar seus documentos pessoais, como passaporte, carteira, celular, etc. Tem ainda vários compartimentos para você guardar os acessórios do notebook e também o espaço para os documentos de trabalho.

Ainda mais, tem a aparência de uma maleta executiva normal, apenas um pouquinho maiores e com puxador e rodinhas. Assim, você poderá levá-la direto para sua reunião de trabalho sem problema algum. Se for de avião a maleta pode e deve ser levada com você no compartimento superior do avião.

Alguns modelos tem porta terno. Se você precisa levar um terno na bagagem estes modelos porta ternos acomodam bem o terno e os demais pertences.

Considerações finais

Escolher a mala mais apropriada para o tipo de jornada que você vai fazer é muito importante para o sucesso de sua viagem. Portanto, não deixe de planejar bem que tipo de equipamento você vai levar. Isto pode fazer uma grande diferença no conforto e no prazer de sua viagem.

14 comments to Como escolher uma mala de viagem

  • Rayara

    Adorei tirou minhas dúvidas agora posso comprar a mala certa

  • Élbio Contini

    Gostaria de mencionar a facilidade que é para se abrir o zíper de qualquer mala, o cadeado não resolverá essa problema comum em aeroportos, infelizmente ainda não temos uma tecnologia que sane esse problema. Mas uma empresa Francesa (Delsey) fabricante de malas já estuda uma solução para o caso.

  • Sergio

    Flávio,
    gostei das dicas, porém se voce puder responder minhas dúvidas ficarei muito grato.

    Na minha primeira viagem de avião, comprei um conjunto de três malas malas um pouco mais simples, da marca Lansay. Após três viagens, duas delas estão praticamente destruídas.
    Para minha próxima viagem estava pensando em investir num modelo um pouco mais caro, uma Delsey. Minha dúvida é a seguinte: Será que vale a pena gastar quase o triplo do preço em uma mala mais cara? Será que ela aguenta o triplo (ou mais) de viagens?
    Além disso, as malas de melhor qualidade têm uma estética melhor. Após algumas viagens, elas continuam com boa aparência?

    Obrigado,
    Sergio

  • Sergio,
    Obrigado pelo seu comentário. Hoje em dia nas viagens de avião isto tem ocorrido com muita frenquencia. A Lansay é uma boa marca, mas tem vários modelos. Vale sim investir em um modelo bom, pois irá resistir muito mais. Não compre mala rígida, quebra fácil com o manuseio nos aeroportos, escolha uma em poliéster ou semi-rígida, de boa marca que você não vai se arrepender. O que mais quebra são as rodinhas, alças e zíper. Seu investimento vai lhe dar retorno com certeza. Mesmo a Lansay tem bons modelos.

  • Eu vi um filme de como se abre uma mala de viagem sem deixar vestigios que dá o que pensar. Depois de ver voce vai achar que não existe segurança alguma nelas. Veja e tire suas conclusões.
    No youtube http://www.youtube.com/watch?v=mf-DGKUNffI&feature=player_embedded
    É para ficar preocupado…..

  • Edvaldo

    Pois é, também estou preocupado com este problema de abrirem malas nos aeroportos.
    Eu ví uma mala, mas não lembro a marca, onde tem umas travas fixas que impedem a abertura. Mas só tinha na cor ROSA!!!!
    E a mala era rígida, então a pessoa só consegue abrí-la se estragá-la.
    Minha viagem está chegando e eu ainda estou procurando alguma mala assim, mas na cor preta, claro…

  • Catia

    Muito bom, adorei as dicas…Obrigada.

  • waldilson

    Estou de viagem marcada para o inverno Europeu. Vou permanecer por la 20 dias e não sei que tipo de mala levar mesmo porque vou ficar transitando de um pais a outro em trens e aeroportos. que tipo de mala levar para que eu me sinta mais confortável?
    uma mala com rodinhas? ou uma bolsa de viagem com rodinhas?
    ou as duas?
    abrigado.

  • Waldilson,

    Para uma viagem como a que você vai fazer, o importante é não levar malas grandes demais, pois só servem para atrapalhar e dificultam muito o manuseio nos aeroportos.
    Se você preferir uma mala, escolha uma mala de tamanho médio, sempre com 4 rodinhas e não leve excesso de bagagem.
    Caso precise de um pouco mais de espaço a sacola com rodinhas resolve bem, pois é mais prática de manusear e pode ser despachada com segurança.
    Muitas pessoas preferem levar mochilas cargueiras, daqueles modelos de viagem, que podem ser usadas como mochila e mala ao mesmo tempo. Estas mochilas podem ser usadas com alça a tiracolo, com alça de mão e como mochila mesmo. No site da Camerum tem vários modelos na seção de Mochilas de Viagem.
    Resumindo, não leve muito peso na sua bagagem.

  • Sergio,

    Este problema de maltratos dados às bagagens dos passageiros é em todo lugar. Não há muito o que se possa fazer e certamente com você não foi diferente. O que se pode fazer é escolher uma boa mala, mas isto não garante que não poderá ser destruída pelo manuseio dos aeroportos. Recomendo que você escolha uma boa marca, onde o nível geral de qualidade seja bom. Por exemplo, muito melhor você escolher uma marca como a Lansay, que é muito boa, ao invés de uma mala chinesa de má qualidade. Ainda assim você constatou que não foi suficiente.
    Creio que não adianta muito você migrar de um modelo um pouquinho mais barato para um mais caro dentro da mesma marca(Como para uma Delsey), pois neste caso os sistemas construtivos são muito parecidos. Procure evitar malas rígidas, tipo ABS, pois além de terem um peso próprio mais elevado – o que reduz a capacidade de carga- são mais vulneráveis à quebra e abertura involuntária da mala no caso de quedas muito fortes nos aeroportos. No mais é torcer para sua mala chegar sem grandes avarias no fim da viagem e sem extravio.

  • Vander

    Olá,

    Vou fazer uma viagem pra fazer um curso e 15 dias. É melhor comprar uma mala pequena e usar também uma mochila pra levar tênis, sapatos.. etc, ou é preferível comprar uma mala média que caiba tudo ?
    Obrigado

  • Catarina

    Bom dia,

    Preciso mesmo da vossa ajuda! Irei fazer a minha primeir viagem daqui a 3semanas e já ando à procura de malas à algum tempo, mas ninguem me sabe ajudar adequadamente. A minha viagem será para o Brasil durante um periodo de 5 a 6 meses onde irei estudar. O peso maximo estipulado é de 23kg (2 malas) na qual deve ser umas dimensoes maximas de 157cm. Que malas deve comprar quando é tudo marcada com litros? Quais as malas mais adequadas para esta viagem longa? Pretendo malas uteis que sejam, relativamente faceis de transportar visto que ainda nao tenho a certeza de quanto tempo irei andar com elas e em que tipo de pisos. Como me deve orientar?

    Obrigada pela ajuda e disponibilidade.

    Aguardo a vossa resposta.

  • marcela

    Olá!
    Até chegar ao meu destino terei de pegar 3 vôos, creio que dois vôos internos no país de destino e mais 3 vôos na volta. Li no site da Folha que para viagens com várias escalas era melhor escolher uma mala rígida, no entanto tu recomendaste evitá-las. De qualquer forma, na minha cidade só encontrei duas marcas que se destacaram a ‘Lansay'(em policarbonato texturizado) e a ‘Tonin'(em abs), saberia me indicar qual a melhor?
    Obrigada.

  • Marco

    Flávio,

    Que marca e tamanho de mala você acha suficiente para uma viagem a Europa (verão próximo) de 20 dias??? Passarei por 5 cidades em 3 países, transitando por aeroportos e trens. Abraços

Deixe seu comentário

 

 

 

Você pode utilizar estes tags HTML

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

 

BlogBlogs.Com.Br