Ajuda


Veja abaixo os tópicos que preparamos para ajudar a tirar suas dúvidas. Caso ainda tenha alguma dúvida sinta-se à vontade para entrar em contato.

  • Quais os meios de pagamento aceitos?

    Aceitamos pagamentos feitos através de boleto bancário ou com os cartões de crédito Visa, MasterCard, Diners, American Express, Elo e Aura. Para saber mais, acesse nossa página de informações sobre pagamentos.

  • Quanto tempo demora para aprovar o meu pagamento?

    Pagamentos feitos com cartão de crédito são aprovados na hora. O sistema mostra imediatamente o resultado da transação além de também enviá-lo por e-mail. Pagamentos feitos com boleto bancário são aprovados mediante aviso do banco que pode demorar 1 ou 2 dias úteis.

  • É seguro comprar com cartão de crédito?

    Comprar com cartão de crédito é perfeitamente seguro. O número do seu cartão é usado apenas para processar o seu pedido e é apagado logo em seguida. Além disso o processo de autorização do pagamento é todo feito eletronicamente, ou seja, o seu cartão nunca passa pela mão de ninguém. O processo todo até que o número do seu cartão seja destruído demora apenas alguns segundos. Para outras informações, veja nossa página sobre segurança.

  • Por que o meu cartão de crédito foi recusado?

    Quando seu cartão é recusado mostramos para você o código retornado pela operadora. Infelizmente esses código não são muito claros e não permitem que saibamos com precisão o motivo da recusa. Para isso, sugerimos entrar em contato com o emissor do seu cartão (cujo número normalmente está impresso no próprio cartão). Eles tem todas as informações a respeito do seu cartão e podem dizer com certeza por que ocorreu a recusa.

  • Como faço para imprimir o boleto para pagamento?

    Para imprimir o seu boleto basta clicar no botão de impressão de boleto que aparece ao final do processo de compras. Se você já fechou a janela, pode acessar os detalhes do seu pedido através do link Sua Conta. Lá você encontrará novamente o botão para impressão do boleto. Se ainda assim tiver alguma dificuldade, por favor entre em contato conosco que enviaremos o boleto para você por e-mail.

  • Como faço para pagar o boleto se eu não tenho impressora?

    Todos os boletos tem um número que representa o código de barras. Você pode usar esse número para pagar o boleto através da Internet ou em um caixa eletrônico sem que seja necessário imprimi-lo.

  • Há vantagem em pagar o boleto antes do vencimento?

    Sim, o seu pedido só será enviado após o pagamento do boleto. Quanto mais rápido o boleto for pago, mais rápido você receberá o seu pedido.

  • Preciso enviar o comprovante de pagamento do boleto?

    Não é necessário enviar o comprovante de pagamento do boleto. Todos os boletos são processados eletronicamente e o banco nos avisa automaticamente quando o pagamento é feito. Esse aviso pode demorar 1 ou 2 dias úteis.

  • Quanto custa o frete para o meu endereço?

    Para calcular o valor do frete e o tempo de entrega basta digitar o seu CEP na página do produto no campo de cálculo de frete. O valor e o tempo que você verá dizem respeito àquele produto específico. Se você deseja comprar vários produtos é preciso colocar cada um deles no seu carrinho clicando no botão "Comprar" na página do produto. Em seguida digite o seu CEP na tela do carrinho que você verá o valor do frete total para o seu pedido.

  • Quanto tempo demora para que a entrega seja feita?

    Todos os pedidos são enviados, no máximo, no dia útil seguinte à aprovação do pagamento. A partir do envio o tempo de entrega passa a ser de acordo com a modalidade de entrega que você escolheu. Para calcular o valor do frete e o tempo de entrega basta digitar o seu CEP na página do produto no campo de cálculo de frete. O valor e o tempo que você verá dizem respeito àquele produto específico. Se você deseja comprar vários produtos é preciso colocar cada um deles no seu carrinho clicando no botão "Comprar" na página do produto. Em seguida digite o seu CEP na tela do carrinho que você verá o valor do frete e tempo de entrega total para o seu pedido.

  • Por que meu pedido está atrasado?

    Todos os pedidos são enviados, no máximo, até o dia seguinte à aprovação do pagamento. A partir daí o seu pedido passa para as mãos dos Correios. Os tempos de entrega que mostramos refletem as informações que nos são passadas pelos Correios e ocasionalmente podem ocorrer pequenos atrasos, sobretudo se o tipo de frete escolhido foi o mais econômico. Atrasos maiores podem ocorrer se os Correios entrarem em greve.

  • Qual a empresa que faz o transporte e a entrega?

    Normalmente todos os pedidos são enviados através dos Correios. Em alguns casos, sobretudo de encomendas maiores, podemos enviar através de outra transporadora com qualidade e rapidez compatíveis com o tipo de frete escolhido.

  • O que acontece quando os Correios entram em greve?

    Como os pedidos são enviados através dos Correios, ficamos vulneráveis a atrasos sempre que os Correios entram em greve. Nesse caso pedimos paciência a nossos clientes. Nossa agilidade em enviar o pedido é sempre a mesma, porém, não temos como controlar o processo de entrega dos Correios.

  • Onde consigo o código para rastreamento do meu pedido?

    Quando o seu pedido é enviado, sempre enviamos um e-mail informando o código de rastreamento para o seu pedido. Se você não recebeu o e-mail pode acessá-lo através da Sua Conta ou entrando em contato conosco.

  • Por que o site dos Correios diz que meu código de rastreamento não existe?

    Os códigos de rastreamento são gerados pela própria Camerum através do convêncio que temos com os Correios. Sendo assim, o código só é ativado quando o seu pedido chega à primeira central de distribuição dos Correios. Isso pode demorar algumas horas ou até mesmo 1 ou 2 dias, dependendo do tipo de entrega e da cidade de destino.

  • O que acontece se não houver ninguém para receber o pedido?

    Os Correios farão até 3 tentativas de entrega, normalmente em dias e horários diferentes. Se após a terceira tentativa ainda não tiver ninguém em casa o pedido volta para a central da Camerum. Nesse caso poderemos reenviá-lo para o mesmo endereço ou para outro endereço de sua preferência, sem nenhum custo, é claro. Para agilizar o recebimento do seu pedido sugerimos que sempre haja alguém para receber o pedido no local de entrega. Pode ser mesmo um vizinho ou o porteiro do seu prédio. Infelizmente os Correios não possuem um serviço para agendamento da entrega.

  • Como faço para trocar ou devolver um produto?

    Para fazer uma troca ou devolução basta nos enviar um e-mail com os dados do seu pedido e as informações necessárias para a troca. Para mais detalhes, acesse nossa página de troca e devolução.

  • Qual o prazo máximo para fazer uma troca ou devolução?

    Para fazer uma troca ou devolução você tem até 30 dias corridos a partir da data de recebimento do seu pedido.

  • Quanto tempo demora o processo de troca?

    O tempo de demora do processo é limitado apenas pelo tempo de envio dos produtos. Assim que o processo é iniciado, demoramos normalmente até 1 dia útil para gerar a autorização necessária para o envio do produto que será trocado. Assim que recebermos o produto em nossa central, o restante do processo, incluindo o envio de volta é acionado. O tempo para devolução do dinheiro depende do meio de pagamento. Pedidos feitos com cartão de crédito estão sujeitos às regras de estorno da operadora de cartão.

  • Vou ter que pagar pelo frete para fazer a troca ou devolução?

    Todo o processo de troca e devolução é feito sem nenhum custo ao cliente. Em caso de devolução, todo o dinheiro pago pelo pedido (incluindo frete) é devolvido.

  • Perdi a nota fiscal. Como posso fazer a troca de um produto sem ela?

    Sempre enviamos a nota fiscal com nossos pedidos. O envio da nota fiscal junto com uma troca ou devolução é para evitar quaisquer problemas com o fisco durante o transporte. Porém, se você perdeu a nota fiscal ainda podemos fazer normalmente a troca ou devolução sem ela.

  • Como faço um pedido no site?

    O processo para fazer um pedido é muito simples. Para saber em detalhes acesse nossa página sobre como comprar. Lá você encontrará uma explicação detalhada de como fazer um pedido no site. Em caso de dúvida, entre em contato conosco.

  • Não quero fazer o pedido pelo site. Onde fica a loja da Camerum?

    A Camerum é uma loja que opera exclusivamente através da Internet. Não temos lojas físicas. Muitas vezes isso impede as pessoas de comprar por medo de não saber o que estão comprando. A Camerum compreende essa situação e por isso mesmo temos uma política de satisfação garantida.

  • Como faço para cancelar meu pedido?

    Para cancelar o seu pedido basta entrar em contato conosco. Se possível cancelaremos o seu pedido antes mesmo do envio. Se o pedido já tiver sido enviado será necessário esperar que ele chegue e você poderá efetuar a devolução sem nenhum custo.

  • Por que o meu cartão de crédito foi recusado?

    Quando seu cartão é recusado mostramos para você o código retornado pela operadora. Infelizmente esses código não são muito claros e não permitem que saibamos com precisão o motivo da recusa. Para isso, sugerimos entrar em contato com o emissor do seu cartão (cujo número normalmente está impresso no próprio cartão). Eles tem todas as informações a respeito do seu cartão e podem dizer com certeza por que ocorreu a recusa.

  • Como sei se o meu pagamento foi aprovado?

    Quando você faz o pagamento com cartão de crédito a aprovação é feita online e na mesma hora você saberá se o seu pagamento foi aprovado pela operadora. Além disso você também receberá um e-mail confirmando a aprovação. Se você fez o pagamento com boleto bancário você também receberá um e-mail assim que recebermos o aviso de pagamento do banco. Para verificar o status do seu pedido você sempre pode acessar a Sua Conta ou entrar em contato conosco.

  • Como faço para acompanhar meu pedido?

    Sempre que você fizer um pedido, enviaremos para você por e-mail as informações mais recentes sobre o que está acontecendo como aprovação do seu pedido ou envio pelos Correios. Uma vez entregue aos Correios você pode acompanhar a trajetória do seu pedido através do código de rastreamento que é fornecido junto com o e-mail de envio. Você também pode acompanhar o pedido através da Sua Conta ou entrando em contato conosco.

  • Comprei errado. Como faço para alterar o meu pedido?

    Para fazer qualquer alteração em seu pedido você pode entrar em contato conosco. Se o seu pedido ainda não tiver sido enviado, faremos a alteração pra você antes do envio. Se o pedido já tiver sido enviado você deve esperar que ele chegue até você e você poderá solicitar uma troca.

  • Como faço para calcular o frete do meu pedido?

    Para calcular o valor do frete e o tempo de entrega basta digitar o seu CEP na página do produto no campo de cálculo de frete. O valor e o tempo que você verá dizem respeito àquele produto específico. Se você deseja comprar vários produtos é preciso colocar cada um deles no seu carrinho clicando no botão "Comprar" na página do produto. Em seguida digite o seu CEP na tela do carrinho que você verá o valor do frete e tempo de entrega total para o seu pedido.

  • Vocês emitem nota fiscal?

    A Camerum é uma empresa 100% legal. Emitimos nota fiscal para todos os pedidos, tanto para pessoas físicas como jurídicas.


Ainda tem alguma dúvida? Entre em contato conosco!