Como limpar o reservatório do sistema de hidratação de uma mochila

Os sistemas de hidratação precisam ser regularmente lavados e higienizados para manter o reservatório livre de bactérias e sujeira que tendem a se acumular no seu interior.

Sistema de Hidratação Deuter

Se você teve um dia de muitas aventuras com sua bike, muito provavelmente a sua mochila de hidratação ficou bem suja e por conseqüência o sistema de hidratação também. Se você não fizer uma higienização logo após o uso, com toda certeza irão se desenvolver muitas bactérias no reservatório e você não terá seu equipamento em ordem para a próxima viagem. Com as dicas e os procedimentos sugeridos abaixo você irá evitar este problema.

Cuidados básicos com o sistema de hidratação

  • Evite colocar bebidas de hidratação que contenham muito açúcar. Normalmente as bactérias tendem a se desenvolver com mais facilidade nos ambientes com açucar.
  • Sempre que terminar a sua viagem, esvazie imediatamente o reservatório e o tubo com a válvula. Enxague  bem com água morna e coloque para secar e jamais guarde o sistema de hidratação molhado ou com qualquer  resíduo de umidade.
  • Importante que o reservatório tenha uma abertura larga, que permita inserir a mão inteira em seu interior, facilitando a limpeza com uma esponja. Dependendo da facilidade de acesso ao seu interior você poderá adquirir uma escova para a limpeza do reservatório, o que ajudará muito a retirar o limo e sujeira que venham a se formar nos cantos do mesmo. São oferecidas também escovas especiais para as mangueiras de sucção (Mantenha a escova exclusiva para o reservatório, não a use para outros fins, pois poderá se contaminar com outros odores e bactérias).

Fazendo a limpeza do reservatório

  • Encha o reservatório e a mangueira com água morna misturada com uma colher de sopa de água sanitária (Somente uma colher, não coloque mais do que esta medida em hipótese alguma).
  • Deixe de molho por toda uma noite.
  • Enxague bem com água morna, até ficar completamente limpo.
  • Pendure o reservatório de cabeça para baixo para secar bem, para não deixar nenhum vestígio de umidade. Esta secagem é muito importante, pois novas bactérias poderão se desenvolver se você não secar bem o reservatório e a mangueira.

    Limpeza do Sistema de Hidratação

Tirando o cheiro e vestígios de sabor do reservatório

Estas dicas são de alguns aventureiros experientes, que asseguram que funciona muito bem:

  • Faça uma mistura de 1 xícara de chá de bicarbonato de sódio  com 2 a 3 litros de água.
  • Adicione o suco de meio limão na mistura.
  • Coloque a mistura dentro do reservatório e deixe de molho por 1 a 2 dias, dependendo do grau de sujeira no reservatório. Se necessário, coloque o líquido também na mangueira de sucção para ter o mesmo efeito.
  • Enxague bem, várias vezes, até que o reservatório esteja completamente limpo.
  • Nota: Este tratamento é sempre muito eficaz, mas se você costuma colocar bebidas com sabor ou bebidas esportivas no reservatório, pode ocorrer de o cheiro não sair completamente.

Conclusão

Com alguns cuidados simples você poderá manter o reservatório e a mangueira de sucção do sistema de hidratação sempre limpos e frescos para a sua próxima viagem.  Lembre-se também que vale a pena investir em um sistema de qualidade, que possa lhe trazer  retorno e satisfação por muito tempo.

Mochila de Hidratação

Deixe seu comentário

 

 

 

Você pode utilizar estes tags HTML

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

 

BlogBlogs.Com.Br