Como combater a diferença de fusos horários: O conhecido Jet Lag

Ao fazer viagens para outros continentes, onde os fusos horários são bem diferentes dos nossos, muito provavelmente você terá algum problema de adaptação: O conhecido jet lag. Neste artigo você vai receber algumas dicas de como combater este problema, que muitas vezes atrapalha as nossas viagens.

O que é o Jet Lag

O Jet lag é uma disfunção em nosso ritmo biológico. Nosso relógio interno determina quando devemos ir dormir e quando devemos estar acordados; este processo é determinado pela produção de melatonina em nosso corpo. Quando fazemos viagens para países onde os fusos horários são muito diferentes dos nossos ocorre esta disfunção, assim chamada pelo termo comum em inglês de jet lag.

A Melatonina é um hormônio produzido pela glândula pineal de animais e seres humanos quando não há luz, que regula o nosso ritmo biológico. É  chamada como o “hormônio da escuridão”.

Como calcular o Jet Lag

Você poderá calcular por quanto tempo estará sob o efeito do Jet lag após uma viagem, ou seja, quanto tempo irá levar para se recuperar completamente.

As teorias divergem um pouco, mas basicamente você deve calcular da seguinte maneira:

  1. Calcule por quantos fusos você irá cruzar em sua viagem. Se você cruzar menos de três fusos muito provavelmente não terá problemas. No entanto, se ultrapassar a três você certamente sofrerá algum impacto negativo em seu relógio biológico.
  2. Anote a hora do dia em que você está saindo em sua viagem.
  3. Calcule quantos fusos você passou, multiplique por dois e divida por três se você está voando de Leste para Oeste. Por exemplo, se você passou por seis “time zones” significa que levará 4 dias para se recuperar. Quando você vai do Oeste para o Leste você perde tempo, ou seja, o dia termina mais cedo do que o seu corpo está acostumado.
  4. Se você está voando de Oeste para Leste então apenas divida por dois. Neste exemplo você levará somente 3 dias para se recuperar.

Sintomas do Jet Lag

Os sintomas abaixo são os mais comuns, mas não significa que todas as pessoas irão senti-los. Claro que podem variar de pessoa para pessoa:

  • Insônia
  • Cansaço
  • Exaustão
  • Dor de cabeça
  • Letargia
  • Indigestão
  • Desidratação
  • Dores no corpo
  • Baixa resistência a infecções
  • Como prevenir o Jet Lag

Como combater o Jet Lag

Não há nenhum método comprovado para o combate ao jet lag e o máximo que podemos fazer é tomar alguns cuidados preventivos para reduzir os seus efeitos.

Muitas pessoas costumam tomar comprimidos a base de melatonina, mas este é um procedimento que só pode ser feito com a estrita orientação médica, pois podem ocorrer vários efeitos colaterais. Neste caso, preferimos recomendar o que só poderá lhe ajudar a combater o Jet lag, nas dicas a seguir.

Antes de entrar no avião

  • Use sempre roupas e sapatos confortáveis para viajar.
  • Beba bastante água antes da viagem.
  • Evite álcool e cafeína.
  • Coma uma refeição leve.

Dentro do avião

Travesseiro para pescoço

  • Ajuste o seu relógio para a hora de destino e coma e durma seguindo o novo fuso horário.
  • Beba bastante água e evite o álcool, pois você estará se prevenindo da desidratação.
  • Tente dormir o mais que puder. Utilize uma máscara para dormir e protetores de ouvido. Lembre-se de colocar o cinto de segurança para não ser acordado pelas comissárias em caso de turbulência.
  • De vez em quando levante-se de sua poltrona e caminhe pelos corredores e se possível faça algum tipo de alongamento.
  • Evite certos tipos de comida que são servidos em aviões, como por exemplo os alimentos ricos em sódio.

    Máscara de descanço

Após a chegada

  • Se for possível, vá até uma área externa e receba pelo menos 15 minutos de luz do sol para acostumar o seu relógio interno com o novo ambiente.
  • Faça algum exercício ou alongamento leve.
  • Siga o ritmo normal do local onde você está.  Por exemplo, se você chegou pela manhã não vá dormir . Espere até a noite para dormir, mesmo que esteja cansado, pois assim sua adaptação será bem mais rápida.

Conclusões

Com estes cuidados você vai se recuperar mais rapidamente dos problemas do Jet lag. O quanto você será afetado dependerá de seu próprio ritmo biológico, mas não desanime, pois em poucos dias você estará em um novo ritmo. Portanto aproveite sua viagem!

Fontes: Artigos no e-How,How to do Things e Rei

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