Dicas de segurança para as mulheres que viajam sós

Muita gente já deve ter ouvido  histórias de mulheres que foram ameaçadas, roubadas ou mesmo molestadas em viagens pelo mundo. Este tipo de problema não é mais comum em países estrangeiros do que é aqui no Brasil. No entanto, desde que você fique alerta e siga alguns procedimentos de segurança poderá evitar este tipo de problema.

É possível sim, para as mulheres viajarem pelo mundo com segurança, sozinhas ou acompanhadas com outras amigas. Não deixe se intimidar por histórias que você ouviu antes de partir na sua viagem de aventura. Com alguns cuidados adicionais você poderá aproveitar muito bem a sua viagem, sem maiores preocupações.

Mochila Feminina Curtlo Mountaineer 40 + 5 Lts.

Antes de partir

  • Faça uma pesquisa e planejamento de sua viagem: Procure saber sobre a cultura do local onde você irá visitar.
  • Leve a roupa apropriada: Em muitas culturas as mulheres devem usar vestidos longos ou cobrir os braços e ombros. É importante usar uma roupa apropriada para a cultura do país onde você está visitando. Por exemplo, não use short em um local onde as mulheres não podem usá-los.
  • Esteja ciente de mensagens não verbais com a cultura local: Observe como as mulheres locais interagem com os homens e evite mensagens não verbais que possam ser mal interpretadas.
  • Chegue ao país durante o dia: É muito mais seguro, pois pode evitar muitos problemas. Se não tiver outra opção, esteja certa de fazer sua reserva com antecipação, para não ter que procurar hotel durante a noite. Se for o caso, pegue um taxi e pague mais caro, mas vá direto para o hotel.

Cuidados durante a viagem:

  • Certifique-se de que seu itinerário é conhecido: Deixe seu roteiro com as pessoas que ficaram em casa e mande sempre um postal dos locais onde você passou ou irá passar.
  • Mostre-se confiante: Ande pela ruas como se você soubesse exatamente onde deseja ir. Não leve mapas grandes para serem abertos na rua. Leve sempre um pequeno mapa ou guia e preferencialmente pergunte pelas direções se for o caso.
  • Porta Mapa à Prova D’água L Sea To Summit

    Dê preferência a fazer perguntas a mulheres e crianças: Se for o caso, diga: “onde fica… Meu marido está me esperando lá..”

  • Não atenda qualquer serviço de quarto: Tenha cuidado se alguém vier com serviço de quarto. Certifique-se antes de quem é com a recepção, especialmente se você não está esperando qualquer serviço.
  • Evite situações de risco: Por exemplo, não ande por ruas escuras durante a noite. Nunca fique só em um local onde esteja só você e outro homem que você não conheça. Jamais aceite guias turísticos de graça, pois pode ter grande risco.
  • Não use jóias ou correntes, mesmo que sejam bijouterias: Considere sobre o uso de uma aliança, caso não seja casada.
  • Use um porta dinheiro na cintura por dentro do cinto, de formas que se alguém o cortar ele não cairá facilmente.

    Porta Dinheiro e Documentos Curtlo – Money Belt

  • Esteja alerta ao andar ou sair de um ônibus ou trem ou ao pegar as escadas rolantes, pois estes são os momentos em que os batedores de carteira atacam.
  • Leve só um cartão de crédito e cópia de documentos: Divida o dinheiro em quantidades para pequenas compras, para não ter que mostrar muitas notas ao fazer um compra.
  • Se for dar gorjetas, tenha à mão para não ter que mostrar todo o dinheiro que está levando.
  • Quando andando nas ruas, segure sua bolsa pelo lado de dentro da calçada e nas escadas rolantes pelo lado do corrimão.
  • Use etiquetas cobertas para as malas, de preferência com seu endereço comercial.
  • Cadeado TSA com Segredo Lansay

    Use cadeados em todas as suas malas, especialmente se você fez compras durante a viagem.

  • Num vôo internacional, preferencialmente coloque os seu pertences de valor em uma bolsa e a mantenha com você enquanto estiver dormindo. Leve-a junto ao toilete se for o caso.

Reconhecendo possíveis situações de alto risco:

Os tipos de homens que costumam atacar mulheres em viagem, normalmente tem alguma destas classificações abaixo:

  1. Perseguidores silenciosos: Procuram lhe seguir por uma hora ou mais, tentando algum tipo de contato com o seu alvo que possa parecer casual. Normalmente estes tipos não costumam ser muito perigosos, portanto o ignore e siga seu caminho, evitando qualquer tipo de contato. Normalmente eles desistem. No entanto, se persistir, dirija-se a um policial e denuncie sem hesitação.
  2. Perguntadores: Estes tipos tentarão lhe abordar com perguntas para conseguir uma aproximação. Costumam perguntar em várias línguas, para terem a certeza de receber alguma resposta. Igore este tipo e eles irão desistir de ficar atrás de você. Muitas vezes poderá ocorrer que alguma pessoa esteja efetivamente fazendo uma pergunta honesta para você, mas se não se sentir confortável com a pergunta, caia for imediatamente.
  3. Guias nativos: Costumam se oferecer para ser guias de graça. Confie em seus instintos e não aceite êste tipo de oferta. Normalmente tem outras coisas em mente, como lhe roubar, por exemplo.

Lidando com a situação de risco:

  • Confie em seus instintos: Ouça sempre aquela voz que lhe diz que algo pode estar errado. Normalmente você estará certa. Nunca deixe ninguém lhe conduzir a alguma situação que não tenha sido uma opção consciente. Confie nas suas próprias decisões.
  • Não se preocupe em ser eduacada:  Se você se deparar com uma situação de ameaça ou que lhe faça ficar desconfortável, não tente ser eduacada: Simplesmente ignore a pessoa e pare de falar. Não hesite em dizer não bem alto. Em caso de agressão, lute e seja agressiva, Mostre ao molestador que você não é um alvo fácil.

Escolhendo um hotel para ficar:

  • Quanto menor o hotel melhor será: Em um hotel pequeno os hóspedes são conhecidos e em um lobby também pequeno os indivíduos estranhos serão facilmente notados.
  • Escolha de preferência os hotéis em locais movimentados, onde tenham lojas, restaurantes, transporte fácil, etc.
  • Se você tem dúvidas sobre a segurança nos arredores do hotel, pergunte a alguma outra mulher empregada que freqüente a área (Não pergunte à mulher responsável pelas reservas).
  • Cuide da sua privacidade no check in, evitando tornar acessível dados como nome, número do quarto ou outros dados pessoais.
  • Se estiver de carro, procure um estacionamento seguro: Se houver serviço de manobrista faça esta opção, mesmo que custe mais caro.
  • Se for utilizar os serviços de academia do hotel, certifique-se de que tenha alguém supervisionando o local: Locais isolados de academia de hotéis não são lugares seguros.
  • Peça um quarto próximo dos elevadores e longe de eventuais obras de restauração. Ao sair do elevador, tenha já sua chave em mãos para abrir a porta do seu quarto.
  • Procure receber um apartamento longe de saídas de emergência (Onde alguém poderia querer sair sem utilizar os elevadores) e longe de terraços e sacadas.
  • A porta do quarto deve ser trancada com a tranca dupla que sempre está disponível. Utilize todas que estiverem disponíveis.
  • Nunca utilize aqueles sinais de “Não perturbe”, que indicam que o quarto está ocupado. Se for o caso, chame a camareira.
  • Mantenha suas roupas mais caras dentro da mala trancada ou coloque embaixo de outras roupas enquanto nos cabides. Os landrões costumam pegar o que vêem.
  • Coloque os itens de valor no cofre da recepção.
  • Nunca deixe dinheiro ou outros pertences valiosos à vista dentro do quarto: Se sua bagagem foi roubada, fale diretamente com o gerente do hotel, pois muitos hotéis não permitem a saída de empregados com pacotes e muito frequentemente os furtos são cometidos por pessoal interno.
  • Dentro do elevador, fique de costas para a parede do elevador  e perto dos botões de comando. Se ameaçada, aperte rapidamente todos os andares possíveis.

Recomendações finais:

Tomando alguns cuidados você poderá aproveitar bastante sua viagem, com razoável segurança. Lembre-se sempre destas discas e não hesite em tomar uma atitude agressiva se receber qualquer ameaça. Lembre-se que o indivíduo que ataca ou furta é antes de tudo um covarde e irá evitar uma sitruação arriscada para si próprio. Portanto mostre sempre que você não é um alvo fácil.

Fontes: Corporate Tavel Safety, Rei.com, studenttravel.about.com

Deixe seu comentário

 

 

 

Você pode utilizar estes tags HTML

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

 

BlogBlogs.Com.Br