Bagagem Extraviada ou Avariada nos Aeroportos

Você está chegando de uma viagem longa e cansativa e está em frente à esteira de bagagem esperando as suas malas. As esteiras finalmente param, todos os demais passageiros estão indo embora e as suas malas não chegaram. Ou se chegaram estão em estado deplorável, muito avariadas ou abertas. O que fazer? Que cuidados você deve ter para minimizar estes problemas? Neste artigo você terá várias dicas sobre como proceder nestes casos.

Bagagens Perdidas

BAGAGEM NÃO ENCONTRADA:

Se sua bagagem não chegou junto com o seu voo não significa que esteja completamente perdida, portanto tenha calma que sua mala poderá ser encontrada eventualmente. As companhias aéreas possuem sistemas de rastreamento de bagagem e na sua grande maioria acabam por ser encontradas.

Se ocorrer a situação em que a bagagem veio em um voo seguinte muito provavelmente você a terá de volta no mesmo dia. Se a bagagem foi para outro aeroporto a demora pode ser de 2 a 4 dias ou até mais, dependendo do caso. Na maioria dos casos você não precisará ir até o aeroporto, pois as companhias aéreas mandarão entregar em seu domicílio ou no seu hotel.

No excelente artigo sobre o assunto de Mônica Nóbrega no Estado de São Paulo (Caderno Viagem de 23/06/15) estão publicadas várias estatísticas interessantes sobre o extravio de bagagens: Segundo o Relatório da IATA de 2014 foram extraviadas 7,3 malas a cada 1 mil passageiros que viajaram no mundo, ou seja, 24,1 milhões de malas extraviadas em um ano.

PRIMEIRA PROVIDÊNCIA A SER TOMADA EM CASO DE EXTRAVIO OU AVARIA:

A primeira coisa a fazer se sua mala não chegou ou apareceu avariada é não deixar a área de recebimento de bagagens sem dar entrada em sua reclamação com a companhia aérea. Lembre-se que depois de sair do terminal sem ter feito a reclamação será muito mais difícil entrar com uma reclamação, embora a lei permita ao passageiro até 7 dias para efetuar sua reclamação. Normalmente todas as companhias tem funcionários e balcões de atendimento na área de retirada de bagagens, portanto dirija-se imediatamente ao funcionário da companhia aérea.

O valor máximo de indenização por passageiro estabelecido pela ANAC é de 4 mil Reais e as empresas tem até 21 dias para devolver a mala em caso de extravio. No caso de voos internacionais o máximo de reembolso é 1.200 Euros (Convenção de Montreal).

Preencha os formulários de reclamação da empresa e fique com o recibo de entrega. Tenha em mente que você poderá ter que apresentar recibos para comprovar os valores dos ítens que você listou como conteúdo da bagagem. Além disto saiba que a empresa não irá lhe reembolsar o valor integral de ítens já usados e ainda que há ítens que jamais serão reembolsados, por fazerem parte dos acordos internacionais de transporte de bagagem. Exemplo: Dinheiro ou jóias de alto valor.

Sempre que desembarcar de seu voo dirija-se imediatamente para a área de recuperação de bagagem. Isto poderá evitar que sua bagem seja roubada na esteira ou levada por engano por outro viajante. Saiba que muitas empresas aéreas, especialmente as internacionais, fazem o controle das malas que foram colocadas na esteira de desembarque. Se você não estiver lá para recuperar sua bagagem será mais difícil fazer a reclamação a posteriori. Logo que tirar a mala da esteira não esqueça de fazer uma inspeção visual para ver se a mala está avariada ou violada.

A partir deste momento passe a guardar todos os documentos que forem sendo produzidos por conta deste evento, além da cópia da reclamação. Se você está em viagem e foi obrigado a comprar roupas, artigos de higiene pessoal e outros, guarde todos os recibos destas compras. Pelas normas da ANAC você poderá ser ressarcido em até 400 Reais mesmo que a mala seja encontrada.

Se você fez um seguro prévio para sua bagagem deverá reportar o ocorrido à seguradora ou à companhia aérea se o seguro foi feito com a empresa aérea. O seguro é muito útil quando o valor estimado de sua bagagem é bem maior do que os valores determinados pelas normas de transporte.

COMO PREVENIR A PERDA DE BAGAGEM:

1. Coloque sempre uma identificação em suas malas, tanto no lado externo como dentro da mala. Coloque nome, telefone e email, para facilitar um contato rápido em caso de extravio. No lado externo coloque alguma identificação que diferencie sua mala, como uma fita ou etiqueta diferenciada por exemplo, para que ninguém pegue sua mala inadvertidamente. Se possível coloque o seu roteiro de viagem dentro da mala, pois isto poderá ajudar em sua localização.

Identificar a bagagem com é um passo importante para evitar o extravio. Na foto, modelo elegante de Tag Identificador de Bagagem da United Colors of Benetton e da Tag emborrachado da Tonin.

Identificar a bagagem com é um passo importante para evitar o extravio. Na foto, modelo elegante de Tag Identificador de Bagagem da United Colors of Benetton e da Tag emborrachado da Tonin.

2. Tenha em mente que as principais causas de bagagens extraviadas são as conexões muito perto uma da outra e check in em cima da hora. Os aeroportos são muito grandes e frequentemente suas malas irão percorrer um longo caminho até chegarem ao local do embarque do seu próximo voo. Nunca opte por conexões com menos de 2 horas ou mais entre a chegada e a saída do próximo voo.

3. Chegue cedo ao local de embarque, especialmente se está em voos internacionais. Quanto mais cedo o seu check in menor será a probabilidade de extravio.

4. Providencie uma bagem de mão e leve todos os pertences de valor, como dinheiro, documentos, jóias, equipamentos eletronicos, etc. Se possível, leve também um kit emergência, no caso de você ficar sem sua mala: Algumas peças essenciais de roupas, produtos de higiene pessoal, remédios, etc. Fique atento para o peso máximo e dimensões permitidas para as bagagens de mão. A soma das dimensões Altura, Comprimento e Largura não pode ultrapassar 115cm e o peso não pode ultrapassar 5kg (Normas brasileiras). Veja o artigo no Blog da Camerum: Regras para Transporte de Bagagem nos Aeroportos Brasileiros – Bagagem de Mão.

5. Se puder e tiver disposição, faça uma lista dos itens que você está levando em sua bagagem. Isto poderá facilitar muito o preenchimento de uma reclamação em caso de extravio ou avaria.

6. Proteja sua bagagem. Há empresas que fazem o empacotamento com plástico rebobinado no próprio aeroporto. Se você vai para os USA não é muito recomendado, pois há grande probabilidade de que sua bagagem venha a ser vistoriada. Isto irá dificultar o processo pela alfandega americana e poderão eventualmente danificar sua mala para retirar a proteção. Ao invés disto, use cadeados TSA para as malas. Estes cadeados tem um orifício especial para chave , que só pode ser aberto pelas autoridades de segurança de voo. Eles abrirão sua mala e fecharão o cadeado novamente sem quebrar ou danificar a mala.

Os cadeados TSA Papaiz, com senha, de três e quatro dígitos. Disponíveis na Camerum

Os cadeados TSA Papaiz, com senha, de três e quatro dígitos. Disponíveis na Camerum

7. Se você tiver um seguro para bagagem será muito melhor, pois com certeza você será reembolsado por eventuais danos ou extravios de sua bagagem. Certifique-se das condições do seguro de viagem, que são oferecidos pelas companhias aéreas e as empresas de turismo.

8. Leve uma mala de boa qualidade. Há muitos modelos e padrões de malas no mercado, com todo tipo de preço e especificação. Invista em um produto bom e resistente, mesmo pagando um pouquinho mais. Não se deixe levar somente pelo visual da mala, escolha uma boa marca e veja as especificações desta. As malas de baixa qualidade estão mais sujeitas a avarias: quebram-se facilmente, soltam rodas, costuras e zíper e às vezes abrem completamente, deixando seus pertences vulneráveis. Uma boa mala poderá livrar você deste inconveniente, especialmente quando estiver em trânsito fora de sua cidade.

Conheça a seção de malas da Camerum - Clique na imagem acima ou clique aqui, para comprar uma mala de qualidade sem sair de casa!

Conheça a seção de malas da Camerum – Clique na imagem acima ou clique aqui, para comprar uma mala de qualidade sem sair de casa!

Você nunca terá total garantia de que sua bagagem não será extraviada ou avariada. Muitos problemas podem ocorrer em uma viagem e os aeroportos já são notórios em tratar mal a bagagem de seus usuários. Ao tomar alguns cuidados você poderá minimizar esta possibilidade e ter todas as chances de uma viagem feliz e sem stress.

Quer saber mais sobre as malas disponíveis no site da Camerum? Clique aqui.

Caso você tenha alguma dúvida sobre qualquer um dos produtos aqui descritos, entre em contato conosco, na sessão Fale Conosco do nosso site.

Para comprar na Camerum acesse o nosso site – www.camerum.com.br

Referências: Caderno Viagens Estadão de 23/06/15; ABCNews de 27/07/14; Independenttraveller.com.

Deixe seu comentário

 

 

 

Você pode utilizar estes tags HTML

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

 

BlogBlogs.Com.Br